• Eu sei que disse há alguns dias que não gosto dessas coisas de dia disso, dia daquilo, mas essa não podia deixar passar. Descobri há pouco que hoje é o Dia do Analista de Sistemas. Sim, obrigado.
  • Curiosamente é também o Dia dos Solteiros. Que tipo de associação fizeram pra colocar Analistas de Sistemas e Solteiros no mesmo dia?!
  • Mais importante que tudo isso, 15 de Agosto é a data em que é celebrada a Assunção de Maria. E talvez por isso seja o dia escolhido para a padroeira de várias cidades. E você vai se espantar ao ver a quantidade de cidades onde é feriado hoje. A grande maioria em Minas, inclusive na capital BH.
  • Em São Carlos é celebrado hoje o Dia de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia. Abaixo deixo um texto que postei no Rapsódia (meu antigo blog) há exatos 5 anos.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Babilônia

Segundo relato de alguns moradores, entre os anos 1860, 1870, no mês de agosto, alastrou-se violente incêndio na invernada e na mata daquela localidade. Na manhã seguinte, os transeuntes notaram que, de toda a mata virgem, apenas uma árvore permanecia intacta, com galhos e folhas verdes, mostrando um brilho diferente. Movidos por curiosidade, aproximaram-se, atravessando em meio a troncos que ainda fumegavam.

Eis que ao pé da árvore, numa bifurcação do tronco, viram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Não se podia explicar como a fúria do fogo teria poupado somente aquela única árvore, no meio de dez alqueires de floresta. Ali mesmo rezaram ao pé da imagem. A partir daquele dia, muitas pessoas das fazendas vizinhas acorreram para vê-la e orar diante dela.

Passados alguns anos, levantou-se uma capelinha, que funcionou até por volta de 1920, sendo nessa época iniciada a construção da nova Igreja, sendo interrompido em seguida, para, novamente em 1944 reiniciar os trabalhos de construção da Igreja. Hoje temos um santuário dedicado à Nossa Senhora da Aparecida.

Em 1968, o santuário foi incluído como um dos pontos turísticos e religiosos de São Carlos.

O dia 15 de agosto, foi instituído feriado municipal, em consideração aos milhares de peregrinos que vão até o santuário de Nossa Senhora da Babilônia.

Fonte: Revista 140 da Paróquia São Carlos Borromeu

anderson

One Response to “15 de Agosto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *