Cursei, nos últimos meses, a disciplina Fundamentos de Sistemas Hipermídia e Web, da pós-graduação do ICMC, aqui na USP. Como trabalho da disciplina, colaborei com meu parceiro de dupla, Leandro Amaral, em seu projeto de mestrado sobre acessibilidade. O AccessibilityUtil foi idealizado pelo aluno de doutorado Thiago Bittar e pela minha ex-quem-sabe-futura-orientadora Renata Pontin.

A ferramenta serve para trocar colaborações de experiências entre profissionais da Web e usuários quanto à acessibilidade na Web. A idéia é romper a barreira que existe hoje entre as recomendações da W3C para uma Web acessível para todos, e o desenvolvimento de websites e aplicações web, geralmente muito a parte dessas diretrizes.

Qualquer um pode colaborar com comentários e avaliações de artefatos, mas certamente a ferramenta será de particular interesse para desenvolvedores minimamente preocupados com uma web mais acessível.

Aprendi muito com os colegas Leandro e Thiago, a quem parabenizo pelo trabalho, que hoje está em destaque no portal da USP.

anderson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *