Querem
, na escola, transformar seu filho de 6 a 8 anos em homossexual

A frase acima está em destaque no polêmico (e bizarro) panfleto ‘antigay’ produzido e divulgado pelo deputado Jair Bolsonaro. Mas repare: ela, por si só, não emite qualquer opinião preconceituosa (não explicitamente, pelo menos). É pior do que isso. O apelo tem como alvo o preconceito que existe em nós. Ou, pelo menos, em muita gente próxima a você (e a mim, e a todos).

Isso nos leva de volta ao debate sobre a presença de uma figura como Bolsonaro no Congresso Nacional. Ele representa uma parcela que não é pequena da população brasileira. E, não fossem algumas opiniões que de fato ultrapassaram o limite e caracterizaram-se como preconceituosas, sua presença na Câmara não seria ruim, enquanto democracia. Não é abafando pensamentos diferentes que se constrói um país livre. Ao contrário, só será possível dirimir o preconceito encarando-o de frente, ou seja, quando as pessoas conhecerem esse tipo de pensamento e o rejeitarem.

Eu não tenho medo de Bolsonaros e suas campanhas. De seus exageros a lei cuidará. As idéias que ele defende continuarão existindo no meio de nós, da pior forma, velada, e só podem ser combatidas com informação. Me assusta mais é a intolerância com que a ala ofendida lida com idéias tão discrepantes. Justamente a que clama por tolerância e diversidade.

anderson

3 Responses to “Os muitos bolsonaros e o difícil exercício da tolerância”

  1. Lembrei de duas frases do grande filósofo Seu Madruga:

    “As pessoas boas devem amar seus inimigos”

    “É muito difícil amar os inimigos, mas amar os idiotas, é quase impossível”

    Material de mais de 30 anos atrás. E se encaixa bem nessa discussão da tolerância.

  2. Interessante o que disse o deputado Jean Wyllys sobre o assunto. “O que mais se critica no Brasil é a falta de uma educação de qualidade. As pessoas se apartaram da política por causa da falta de educação. Essa população vai aderir facilmente a esse tipo de discurso. Ele é livre para expressar opinião dele, mas ele não pode ferir a Constituição. Direito e responsabilidade com que se diz. Ele deve ser punido”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *