Lembra do Netscape? Bom, se você começou a surfar na Internet há mais de 10 anos, provavelmente sim. Era o navegador líder nos anos 90, usado por 8 em cada 10 internautas, até ser atropelado pelo Internet Explorer, que vinha como software integrado e não-desinstalável no Windows 95 (o que gerou uma famosa batalha judicial contra o monopólio da Microsoft).

Marc Andreesen, um dos co-fundadores do Netscape, foi quem apoiou e lançou recentemente o Rockmelt, um novo browser que traz integração nativa com as principais redes sociais (Facebook e Twitter).

Consegui baixar a versão beta do Rockmelt, estou usando um pouco pra ver como é, e achei bem bacana. Não que eu acredite que o navegador vá ganhar muito usuário, se tornar alguma tendência, ou coisa do tipo, mas é muito prático e elegante, especialmente para usuários do Facebook.

Outra coisa que gostei bastante é a disposição dos ícones e avatares (nas laterais, afinal, é onde tem mais espaço sobrando normalmente). Na esquerda são exibidos os amigos e seus respectivos status. Na direita, as atualizações, onde dá pra incluir feeds dos sites de notícias que lemos com mais frequência.

Veja a cara dele:

Claro que dá pra ter acesso a quase tudo isso nos outros navegadores, através de plugins e complementos, como eu já havia dito por aqui. A vantagem do Rockmelt é ser algo nativo. E elegante. Se não fosse a sincronização dos favoritos e a opção de ler os e-mails diretamente no browser, dava até pra pensar em trocar o Chrome…

anderson

3 Responses to “Rockmelt”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *