O Google Chrome, além de rápido, se bem usado pode gerar praticidade e produtividade aos usuários. Seguem algumas dicas de funcionalidades e extensões que uso e considero bastante úteis.

A "cara" do meu Google Chrome com as funcionalidades e extensões que uso

Seu navegador igual em qualquer computador

Se você é do tipo que, assim como eu, acessa a Internet de dois ou três computadores diferentes todos os dias (por exemplo, em casa, no trabalho e por algum equipamento portátil), vai achar útil essa opção. Não é extensão! É recurso do navegador. Vá em Ferramentas, Opções e abra a guia Coisas Pessoais. Há, logo no topo, a opção para sincronizar informações com sua conta Google.

É possível sincronizar Aplicativos, Temas, Preferências, Extensões… Mas de longe o mais útil são os Bookmarks. Que, inclusive, ficam na sua conta do Google Bookmarks, que você pode organizar e acessar de onde estiver.

Verificador de e-mails

Não bastasse a possibilidade de agregar diversas contas de e-mail no Gmail, se você utilizar também o navegador da Google, pode instalar a extensão Google Mail Checker Plus (o nome é esse mesmo, não é piada, e nem faltou o Tabajara na frente), e receber as notificações de novos e-mails dentro do Chrome. Dá inclusive para lê-los, na íntegra ou só uma prévia, sem precisar acessar o webmail.

E para quem não gostou da idéia de usar apenas o Gmail, não tem problema. É possível configurar mais de uma conta de e-mail, inclusive externas ao Google.

Visualização de e-mail diretamente do navegador

Redes Sociais

Há extensões para as principais redes sociais. Assim, além de visualizar as atualizações de forma mais prática, é possível até postar diretamente pelo browser.

Ajuste do tamanho da janela

Essa é para os desenvolvedores web. Você fez um site ou aplicativo web-based e quer ver como ele será exibido em diferentes resoluções de tela? Instale a extensão Window Resizer e modifique o tamanho da janela do navegador para os tamanhos padrões com um clique.

Pode ser útil também para quem se incomoda de ver páginas sem largura flexível, com aquele espaço em branco dos lados.

Claro que há complementos do Firefox similares às extensões que mostrei neste post. E a sincronização com a conta Google pode ser obtida com a instalação do Google Toolbar. Mas eu particularmente não gosto de toolbars. E acho que o Chrome integra melhor os serviços da Google. Além de me parecer mais rápido e prático. Questão de gosto. O melhor é sempre o que você se adapta melhor. Desde que não seja o Internet Explorer.

anderson

3 Responses to “Tudo a mão no Google Chrome”

  1. Por falar nisso, aquele lance de importar pelo Gmail os e-mails do Yahoo não funcionou nada bem. Ele importou as mensagens já como lidas, não apagou as mesmas no servidor do Yahoo, e ainda importava só quando bem entendia…

    Mas resolvi o problema de um outro jeito: nas configurações do Yahoo, botei para redirecionar as mensagens para o Gmail. Tá funcionando certinho…

    • Hmm.. Será que não é algum problema de configuração? Ou algo específico com o Yahoo? Não tive nenhum desses problemas. As mensagens vem como não lidas, e sempre vem todas. A única coisa é que não consegui configurar a frequência em que essa checagem era feita. Às vezes levava mais de um minuto. Nunca mais que cinco. Mas tem um lugar lá pra mandar verificar na hora, se for o caso.

  2. […] quase tudo isso nos outros navegadores, através de plugins e complementos, como eu já havia dito por aqui. A vantagem do Rockmelt é ser algo nativo. E elegante. Se não fosse a sincronização dos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *