O que você acharia se na sua cidade a prefeitura resolvesse interromper os serviços de um importante Pronto Socorro, por duas semanas, por motivos meramente políticos?

São Carlos ganhará muito em breve a tão esperada Unidade de Pronto Atendimento da região da Vila Prado, que atenderá principalmente as regiões Sul e Oeste da cidade. Colocada em lugar estratégico, a UPA ficou muito bonita, e num tamanho razoavelmente bom. Deverá ser de grande benefício para a cidade.

Até por tudo isso, não dá pra expressar outro sentimento que não seja o de indignação!

Inauguração da UPA Vila Prado é adiada para dia 4 de dezembro

A Prefeitura de São Carlos comunica que a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado, marcada inicialmente para o próximo dia 20 de novembro (sábado), às 10 horas, foi transferida para o dia 4 de dezembro (sábado).

O motivo do adiamento foi uma solicitação do Governo Federal, que pretende enviar uma autoridade para essa solenidade de inauguração.

Notícia retirada do site São Carlos Agora

Ou seja, a importante unidade de saúde, que poderia já estar funcionando desde o último Sábado, ficará parada por mais duas semanas, somente para que o PT possa enviar alguma “estrela” do partido pra posar na foto de inauguração!

Eu fico imaginando, esse adiamento aconteceu na Quarta-feira. Se a UPA iria ser inaugurada no Sábado, é natural imaginar que todos os equipamentos já estão disponíveis, todos os profissionais contratados… E a unidade ficará parada por duas semana!

As fotos abaixo foram tiradas no último Domingo. Tirem suas próprias conclusões.

  • UPA Vila Prado
  • UPA Vila Prado
  • UPA Vila Prado
  • UPA Vila Prado
  • UPA Vila Prado
  • UPA Vila Prado
  • UPA Vila Prado
  • UPA Vila Prado
  • UPA Vila Prado
De qualquer forma, aguardamos ansiosos pelo pleno funcionamento. Mas antes mesmo disso acontecer, algumas questões preocupam.
  1. Apesar da ótima localização, o acesso para atendimento apenas ocorrerá em um dos sentidos. Quem vier da Praça Itália ou Rua Larga terá que fazer o contorno por toda a unidade, e mais adiante, onde, aliás, a conversão está em péssimo sentido (diagonal ao contrário). Numa situação de emergência, poderia ser profidencial um acesso também pelo outro lado da Avenida Grécia.
  2. Essa dificuldade de acesso pode intensificar um problema que já é grave na região, especialmente em horários de pico: o trânsito. O pequeno balão que tem próximo à unidade é muito movimentado e já bastante perigoso. Vários acidentes ocorrem por ali semanalmente. É preciso estudar alguma forma de melhorar o fluxo por ali.
  3. Fizeram uma área de estacionamento própria para a utilização pelos usuários e funcionários da UPA. Porém, antes mesmo da inauguração, esse espaço já passa a maior parte do dia quase completamente utilizado. Será que haverá controle disso? Será que cabe algo assim? Um pouco de consciência dos comerciantes da região também não era nada mal.
  4. A grande preocupação de todo são-carlense: com a inauguração da UPA da Vila Prado, e o início das obras da UPA da Santa Felícia, o atendimento no Pronto Socorro da Avenida São Carlos será encerrado? Porque eu até acho que as novas instalações são muito mais acessíveis em casos de emergência, além de serem mais modernas e amplas. Mas a unidade da Av. São Carlos cumpre um importante papel de estar próxima da região central da cidade, numa região de grande movimentação de pessoas a pé, por conta do comércio tradicional da cidade. Eu não sei se isso já está definido, mas seria muito bom se continuasse funcionando, ainda que para pré-atendimentos.

anderson

4 Responses to “UPA da Vila Prado”

    • Então, Fabio, desde que essa nova utilização seja para algum tipo de atendimento, já é válido! A brecha existe então.

      Pelo que meu cunhado me contou, a parte de oncologia vai pra lá…

    • Ma, o mesmo que você diz é a espera por autoridades para inauguração?

      Porque eu entendo que isso exista, e ter uma data lá na frente para inauguração ajuda o planejamento até. O que me incomodou foi que a data estava marcada, provavelmente tudo pronto e acertado, e adiaram POR DUAS SEMANAS, apenas 3 dias antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *